“No entardecer de nossa vida, seremos julgados segundo o amor.” É para esse amor, em uma entrega total, que Deus nos chama desde a juventude, tal qual o fez ao moço rico do Evangelho: "Vem e segue-Me!" (Mt 19, 21). Que a juventude atual, tão carente de modelos a seguir e tão confundida acerca do amor, não tome a atitude do moço rico, entristecendo-se por ter de desapegar-se das coisas do mundo, mas reencontre o exemplo de seu patrono, São Luís Gonzaga. ‘ O Deus que me chama é Amor, como posso circunscrever este amor, quando para isto seria pequeno demais o mundo inteiro? ‘ A isso incentivou o Papa João Paulo II, dirigindo-se aos jovens de Mântua: "São Luís é sem dúvida um santo a ser redescoberto em sua alta estatura cristã. É um modelo indicado também à juventude de nosso tempo, um mestre de perfeição e um experimentado guia no caminho da santidade. - lê-se em uma de suas anotações. (Revista Arautos do Evangelho, Junho/2010, n. 102, p. 34 à 37) Modelo de PATRONO DA JUVENTUDE E PADROEIRO DOS SEMINARISTAS. Luís nasceu em uma família de muitos títulos e posses em nove de março de 1568, no castelo de Castiglione na Itália. Em seus ensinamentos, recebeu por parte de sua mãe a formação cristã , já seu pai o motivava a ser príncipe e comandante no exército imperial. Com apenas cinco anos de idade acompanhavao pai no exército, aprendendo o usodas armas. Desde muito pequeno Luís começou a cultivar uma intensa vida de oração se dedicando à contemplação da Paixão e Morte de Jesus Cristo e uma grande devoção a Nossa Senhora e aos Santos Anjos. Aos sete anos o pequeno Luís sentia em seu coração o desejo de passar horas e horas do seu dia em oração, tendo ainda tão novo, se consagrado a Virgem Maria e assumido o voto de castidade perpétua sem o conhecimento dos seus pais. Com o passar dos anos Luís sentiu o despertar para viver totalmente a sua vocação, dedicada a Deus e ao próximo e com grande dificuldade conseguiu a autorização de seu pai, para ingressar aos 17 anos, na Companhia de Jesus e seguir a sua vontade de ser um Jesuíta. A opção pela Companhia foi pelo fato de os Jesuítas serem proibidos, pela regra, obter qualquer cargo, salvo se por ordem direta do Papa. Assim, renunciaria para sempre não às honras do mundo, mas também às eclesiásticas. Com essa decisão Luís renunciou a toda a herança e títulos de sua família e seguiu para a sua trajetória marcada pela caridade, pelo amor e pela fé, tendo encontrado na vida o seu verdadeiro sentido que é servir a Deus.No seminário, em tudo Luís se empenhava com alegria, seja nas tarefas da cozinha e limpeza da casa, nas visitas aos doentes e encarcerados e na sua busca constante por doações aos menos favorecidos.Uma frase norteou totalmente a sua vida e lhe serviu de discernimento nas grandes e pequenas decisões: O menino que era para ser um grande líder militar, como desejo do seu pai, se tornou na verdade um grande líder da fé, sendo fiel ao Pai do céu até o último dia de sua vida. Luís Gonzaga faleceu santamente no dia 21 de junho de 1591, com apenas 23 anos de idade, vítima de uma doença chamada Tifo, em decorrência de sua caridade para com as pessoas contagiadas. Seu corpo repousa na Igreja de Santo Inácio, em Roma. “Aquele que não é homem de oração não chegará jamais a um alto grau de santidade, nem triunfará jamais sobre si mesmo...”. e assim dizia: Um de seus grandes ensinamentos é de que o Padroeiro dos Seminaristas, Por suas a tradição da Igreja fez dele também, pois faleceu enquanto era um seminaristae estudante de teologia. Padroeiro da Juventude. a 13 de dezembro de 1726, por Bento XIII,quem o declarou por Paulo V, em 1605, Luís Gonzaga foi Para a juventude São Luís Gonzaga deixa o exemplo e a inspiração, de que é possível viver uma vida de doação e entrega a Deus, sendo um convite para o jovem arriscar-se pela causa da fé.