Pintado por Artista Mexicano: Leandro Felix Para (1815-1900), preservado na Catedral da cidade do México.
Las Casas nasceu em Sevilha, na Espanha, em 11 de novembro de 1484. Filho de Pedro Las Casas, comerciante, e Isabel de Sora.
No dia 13 de fevereiro de 1502, com apenas 18 anos, Las Casas parte para a América. Junto com seu pai, desembarca na Ilha Espanhola (Haiti) em companhia do Governador Nicolau de Ovando. No navio, encontram-se também 12 missionários.
Em 1506-1507, viaja a Roma e é ordenado padre. É considerado o primeiro sacerdote ordenado na América. Em 1510 celebrou sua primeira missa.
Estatua de Frei Antonio de Montesinos, localizada no Malecón da cidade de Santo Domingo, República Dominicana.
Em 1511, no 4º domingo do Advento, em presença de todas as autoridades e grande número de povo, Frei Antonio Montesinos lê – em nome e por autoridade de toda comunidade dominicana – o sermão do dia e o próprio Las Casas faz a síntese do sermão criticando a forma de tratamento dos colonizadores para com os índios, ressaltando a igualdade de dignidade humana.
Em 1513, Las Casas assume nova missão. Vai ser capelão militar e parte com a tropa para Cuba. Terá também a missão de pacificar os índios, catequizando-os, confortando e catequizando os soldados.
Foi nomeado pelo cardeal, arcebispo de Toledo, Francisco Jiménez de Cisneros, "protetor dos índios", em 1516.
Catedral de Chiapas no México
Em 1524, Las Casas faz sua profissão religiosa na ordem dos dominicanos. Tinha então 38 anos.

Em 1543, foi nomeado bispo de Chiapas, no México, permanecendo dois anos à frente da diocese.
A Imagem de Nossa Senhora da Atocha
Clique aqui e conheça a história da Santa
Permanece na luta pelos índios e seus direitos até sua morte, ocorrida em 17/07/1566, no convento dominicano de Nossa Senhora da Atocha, em Madri (ES).
Bartolomé de Las Casas esboçou, em seus escritos, uma imagem diferente dos índios, defendendo os seus direitos de governo e liberdade, entre outros.
O fio condutor da ação e do pensamento de Las Casas em favor dos índios, que se encontra registrado em suas inúmeras obras, sempre foi “El hecho” (a situação real) e “el derecho” (as leis a serem seguidas), e para contestar a situação de discrepância entre a realidade a que os povos indígenas estavam submetidos e a lei natural que ampara o ser humano, o frei se dedicou aos estudos especialmente sobre o direito. Essa dedicação, somada ao gosto de Las Casas pela escrita, resultou em várias obras de cunho apostólico, jurídico e até mesmo antropológico.
Morreu aos 92 anos de idade no Convento Dominicano de Atocha, no dia 17 de julho de 1566.