Selo Comemorativo aos 150 Anos de Nascimento Réplica do Transmissor de ondas
Ele foi o quarto de doze irmãos, filhos de Inácio José Ferreira de Moura e Sara Mariana Landell de Moura, ambos descendentes de tradicionais famílias do Estado do Rio Grande do Sul .
Colégio Pio AmericanoUniversidade Gregoriana
Fez seus estudos religiosos no Colégio Pio Americano e cursou a Universidade Gregoriana como aluno de Física e Química.
Formou-se em Física e Química na Universidade Gregoriana, cursando ainda Teologia e Filosofia, tendo desenvolvido lá a teoria da unidade das forças físicas.
Foi ordenado sacerdote em 28 de Novembro de 1886, em Roma. Gostava de ser chamado simplesmente de Padre Landell.
Monumento em comemoração ao "Primeiro Centenário da bem sucedida experiência pública do Padre", na cidade de Santa Maria-RS
O principal feito do sacerdote cientista foi conseguir a primeira transmissão da voz humana, sem auxilio de fios em 1900.
Colégio das Irmãs de São José, hoje Colégio Santana
A distância entre o aparelho emissor e o detector foi de 8 quilômetros, entre o Bairro de Santana e os altos da Av. Paulista em São Paulo.
Av. Paulista Notícia do experimento no Jornal do Commércio da época
Ele é patrono dos radioamadores brasileiros.
Landell foi o inventor da radiotelefonia.
Pode ter sido também o inventor do rádio, segundo estudos recentes.
A patente brasileira para um ‘aparelho destinado à transmissão fonética à distância, com fio ou sem fio, através do espaço, da terra e do elemento aquoso’ foi obtida em março de 1901.

Nos Estados Unidos Padre Landell conseguiu três cartas patentes: a do ‘Transmissor de Ondas’, que é o precursor do rádio, ‘ Telefone Sem Fio’ e ‘Telégrafo Sem Fios’.
Carta patente norte-americana para o Telégrafo em Fio (Wireless Telegraph) Carta patente norte-americana para o Transmissor de Ondas, o rádio (Wave Transmitter) Carta patente americana para o telefone sem fio (Wireless Telephone)
É considerado também o precursor das fibras óticas, pois o aparelho inventado por ele era multi-funções e contemplava as funções de telegrafia e também a transmissão do som via Onda Portadora de Luz.

Quando patenteava o rádio nos EUA, Padre Landell começou a projetar a TV. O próprio Landell testou suas ondas landelleanas que já mostrava as possibilidades da televisão.

Documentos, desenhos e manuscritos datados de 1904 mostram que além do rádio, Padre Landell já podia ser considerado também precursor da televisão, do teletipo e do controle remoto pelo rádio.
Em 1924, padre Landell criou a máquina de eletrografia, que fotografa o halo luminescente da vida, lançando o princípio da ressonância magnética. Landell transmitia mensagens através de um feixe de luz. Esse tipo de comunicação renasceu sob a forma de transmissão de variações luminosas via fibra óptica. Antes, na época de Landell, era um arco voltaico que tinha sua intensidade luminosa variada; hoje, é um laser semicondutor que tem sua emissão de raios infravermelhos modulada pela informação. O princípio, porém, é o mesmo.
A exemplo de Galileu e outros inventores, quis aproximar a Igreja Católica da ciência do seu tempo.
O Padre Landell de Moura, apesar das perseguições que sofria, declarou, na época:

“Quero mostrar ao mundo que a igreja católica não é inimiga da Ciência e do progresso humano. Indivíduos, na igreja, podem, neste ou naquele caso, haver-se oposto a esta verdade; mas fizeram-no por cegueira. A verdadeira fé católica não a nega. Embora me tenham acusado de participante com o diabo e interrompido meus estudos pela destruição de meus aparelhos, hei de sempre afirmar: isto é assim e não pode ser de outro modo... Só agora compreendo Galileu exclamando: E pur se muove!.”
Padre Landell tinha fama de bom orador, em suas homilias no púlpito da Igreja utilizava de linguagem fácil e compreensível.
Atraiu a atenção de seu auditório, discorrendo sobre o homem, a alma humana e a imortalidade da alma.
Igreja Nossa Senhora do Rosário/RS,
Onde se encontra seus restos mortais
Landell de Moura faleceu em Porto Alegre em 30 de Junho de 1928.