Tornou-se célebre por sua maestria musical e suas composições barrocas.

Era conhecido como ‘o padre ruivo’, pois tinha cabelos avermelhados.
Antonio sempre teve uma saúde frágil. Consta que já correra risco de vida logo ao primeiro dia, tanto que seu batizado ocorreu apressadamente, poucos instantes após o parto.
O incentivo para percorrer o caminho musical partiu dos seus pais, Camilla Calicchio e Giovanni Battista..

O pai era barbeiro, fabricante de perucas e também tocava violino, o que lhe valia um posto na Capela Ducal de São Marcos.

Ainda criança foi inscrito pelo seu pai na Capela Ducal de São Marcos com o objetivo de lapidar seu talento.

O pai providenciou seu ingresso na orquestra da Basílica de São Marcos, foi quando o jovem se destacou como o melhor violinista de sua época..
Basílica de São Marcos,
Veneza - Itália

Vivaldi escolheu o caminho do sacerdócio em 1703, aos 25 anos cumpriu suas funções regulares por cerca de um ano.

Foi liberado da prática solene da Eucarístia por estar com o organismo debilitado por crises asmáticas.
.
Vivaldi explica o seu problema de saúde e seu afastamento do sacerdócio, já no final da vida.

"

Há vinte e cinco anos não celebro missa e não mais o farei, não por ordem ou proibição de meus superiores, mas de minha espontânea vontade, devido a uma doença congênita que me deixa com a sensação de falta de ar.

Assim que me ordenei padre, rezei a missa durante pouco mais de um ano e por três vezes tive que abandonar o altar sem terminar a cerimônia, por causa desse mesmo mal..

"
Em sua música religiosa, Vivaldi se vale de recursos dramáticos e poéticos que nunca havia utilizado em sua virtuosa música instrumental profana..
A mais conhecida peça sacra de Vivaldi é o "Glória", uma obra majestosa e de beleza impressionante. Outras obras-primas: o "Stabat Mater", intensamente dramático; o "Salmo 111", "Beatus Vir", o "Credo" e o "Dixit Dominus".
Deu aulas de violino na Ospedale della Pietà, um estabelecimento assistencial veneziano que abrigava jovens e crianças do sexo feminino.
O Ospedale della Pietà é um convento, orfanato e escola musical para mulheres de Veneza, na Itália, que se tornou famoso no século XVIII pelo alto nível de educação musical.
O primeiro conjunto de sua produção musical foi publicado em 1705, sua primeira coleção, "Doze Sonatas para Dois Violinos e Baixo contínuo".
Como empresário ele resolvia as questões financeiras do teatro, contratava cantores, organizava os ensaios, etc. Revelou-se um intrépido homem de negócios.

Vivaldi deixou seu cargo por dois anos, mas em 1711 foi novamente nomeado professor de violino.

Em 1713, o diretor do coro do conservatório deixou seu posto e Vivaldi ficou encarregado de compor obras vocais sacras.

Sua obra Estro Armonico (coleção de doze concertos para um, dois e quatro violinos) provocou profunda impressão em todo o continente europeu, o que justifica Bach ter reproduzido em 1713 vários desses concertos.

A partir de 1729, parou de publicar suas obras, por perceber que era mais lucrativo vender os manuscritos a compradores particulares.
A principal característica da obra de Antonio Vivaldi é a sua própria personalidade: uma agitação, um furor, um inquietamento, uma ânsia de compor raramente igualada em toda a história da música.

Todas as peças têm a marca pessoal do compositor: a sedução. É bastante difícil ficar indiferente à música de Vivaldi, que é das mais ricas, brilhantes e coloridas já compostas.

Com Vivaldi, os violinos adquiriram grande força e densidade orquestral, foi fixado o esquema tradicional de movimentos (rápido-lento-rápido) e deu-se o surgimento do concerto para solista. A instrumentação e a orquestração ganharam uma importância nunca alcançada.
Vivaldi morreu na cidade de Viena, em 28 de julho de 1741, aos 63 anos, vítima de gangrena..
Monumento em Viena ao Antonio, Vivaldi
Sua obra se resume a 456 concertos, 73 sonatas, 44 motetos, três oratórios, duas serenatas, por volta de 100 árias, 30 cantatas e 47 óperas.. Seus originais, encadernados após sua morte em 27 volumes e vendidos a particulares, foram redescobertos somente na segunda década do século 20.