• Cardeal Raymundo Damasceno de Assis

Com apenas 10 anos ele já sabia o que queria fazer de sua vida: servir a Deus. Decidido escolheu sozinho o seu caminho e surpreendeu até os pais quando disse o que desejava o seu coração. Hoje, aquele menino que saiu de Capela Nova, em Minas Gerais, decidido a ser padre ocupa um dos mais altos cargos na hierarquia da Igreja, o cardinalato.

Nesta ocasião, em que o Papa aceita a sua renúncia, o portal A12.com deseja homenagear Dom Raymundo Damasceno lembrando os principais fatos de sua vida e ministério.

Dom Raymundo Damasceno Assis é na atualidade o homem que representa a Igreja no Brasil para o mundo. Conhecido por sua diplomacia, ele viu sua vida mudar quando foi nomeado Arcebispo do maior Santuário mariano do mundo.

Entretanto, o ministério de um homem de Deus é orientado pela graça divina que opera em todos aqueles que se entregam totalmente ao seu Reino. Assim, Dom Damasceno, um homem de hábitos discretos e simples, acumulou grandes responsabilidades e méritos por uma atuação exemplar tanto na Igreja do Brasil, na América Latina, como nas congregações do Vaticano, onde atuou.

Possuidor de muitos amigos, e principalmente, amado pelos fiéis onde quer que vá, Dom Raymundo é a imagem do Bom Pastor que cuida afetuosamente de suas ovelhas.
  • img01

Nascimento

Quarto filho de uma família de 10 irmãos nasceu em 15 de fevereiro de 1937 na cidade de Capela Nova, em Minas Gerais.

Eu nasci num sítio, conhecido com o nome de Chácara. E nesse lugar, nesse sítio, eu vivi até a idade de nove anos; de modo que foi uma infância muito feliz no meio do campo entre os animais, vacas, cavalos, galinhas, frutas; tanto que não tenho nenhum arrependimento de minha infância; só saudades. (fragmentos de entrevista concedida ao padre Ronoaldo Pelaquin, em 2004, CDM Santuário Nacional)