Zilda Arns Neumann 25/08/1934 12/01/2010

Vida Plena para todos
Lição

Médica pediatra e sanitarista, fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“O trabalho social precisa de mobilização das forças. Cada um colabora com aquilo que sabe fazer ou com o que tem para oferecer. Deste modo, fortalece-se o tecido que sustenta a ação e cada um sente que é uma célula de transformação do país.”

Dra. Zilda Arns Neumann
1934 No dia 25 de agosto nasce em Forquilhinha, Santa Catarina, da união do casal Gabriel Arns e Helene Steiner. Tinha 13 irmãos, entre eles o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo. Outros quatro irmãos seguiram a vida religiosa.
1953 Começa a estudar medicina, na Universidade Federal do Paraná. Família da Zilda Arns,
irmãos
1959 Casa-se com Aloísio Bruno Neumann (1931 – 1978),com quem teve seis filhos: Marcelo (falecido três dias após o parto), Rubens, Nelson, Heloísa, Rogério e Sílvia (que faleceu em 2003 num acidente automobilístico).
1983 A pedido da CNBB funda a Pastoral da Criança, juntamente com Dom Geraldo Majella Agnelo, em Florestópolis, Paraná, para combater a mortalidade infantil.
1987 Lança o Primeiro Guia do Líder da Pastoral da Criança.
1991 a 2009 Atua como Conselheira no Conselho Nacional de Saúde.
1994 Cofundadora do Comitê de Mortalidade Infantil do Ministério da Saúde.
2004 Funda a Pastoral da Pessoa Idosa para garantir à população idosa e carente a inclusão social por meio da aplicação do Estatuto do Idoso.
2008 Funda a Pastoral da Criança Internacional, com sede no Uruguai.
2010 Falece na cidade de Porto Príncipe – Haiti, no terremoto que vitimou mais de 200 mil pessoas. Dom Paulo, ao saber da morte da irmã, disse: “Não é hora de perder a esperança. Ela morreu de uma maneira muito bonita, morreu na causa que sempre acreditou”.
“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe dos predadores, das ameaças e dos perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossas crianças como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-las” declarou Zilda Arns ao encerrar a última palestra que proferiu, junto ao povo sofrido do Haiti.
Legado de Zilda Arns

A Pastoral da Criança hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 21 países da África, Ásia, América Latina e Caribe. Atualmente o organismo atende mais de 2 milhões de crianças em mais de 4 mil estados brasileiros, a partir da doação de mais de 300 mil voluntários e líderes.

A Pastoral da Pessoa Idosa atende mensalmente quase 140 mil pessoas idosas através de 17 mil líderes voluntários. Atualmente a PPI está presente em 186 Dioceses, 1.280 Paróquias, 4.445 Comunidades; em 25 Estados, 812 Municípios.

Conheça a biografia completa de Zilda Arns